O papel do cérebro no controle imunológico

inflammation-brain-neurology-dr-jose-nasser-aquera.jpg

Em contraste, ativar artificialmente o cNST reduziu os níveis de moléculas pró-inflamatórias em quase 70% e aumentou os níveis químicos anti-inflamatórios quase dez vezes.

Os pesquisadores descobriram que o cérebro pode influenciar significativamente o sistema imunológico, particularmente suas respostas inflamatórias.

O estudo utilizou camundongos para mostrar que o cérebro pode detectar e ajustar os níveis de inflamação por meio de um circuito cerebral específico envolvendo o núcleo caudal do trato solitário.

Esta interação cérebro-imune oferece potenciais novos alvos para o tratamento de doenças autoimunes e doenças inflamatórias, modulando este circuito cerebral.

Os resultados não apenas destacam um eixo corpo-cérebro crítico, mas também sugerem possíveis intervenções para uma ampla gama de condições relacionadas à imunidade.

O nosso Sistema Aquera (Biorressonância, Análise de Voz e EEG) tem pesquisado nesta área há muitas décadas. Hoje o Sistema integra todas as informações necessárias para a a instrução neuronal com todo o Sistema Linfático via Sistema Glinfático e assim promover o equilíbrio entre todos os sistemas, todas as células e organelas, inclusive reparando o DNA de cada célula.

Acesse www.aquerasystem.com

Principais Fatos

1. O estudo identificou um circuito cerebral que pode modular as respostas imunes, influenciando as atividades pró-inflamatórias e anti-inflamatórias.
  2. A ativação desse circuito poderia reduzir significativamente a inflamação, sugerindo um potencial alvo terapêutico para doenças autoimunes e inflamatórias.
  3. A pesquisa aponta o núcleo caudal do trato solitário no tronco cerebral como uma área-chave envolvida na regulação das respostas imunes através do nervo vago.

Fonte: Columbia University

O Estudo

O cérebro pode direcionar o sistema imunológico em um grau inesperado, capaz de detectar, aumentar e conter a inflamação, mostra um novo estudo em camundongos de pesquisadores do Instituto Zuckerman de Columbia.

“O cérebro é o centro de nossos pensamentos, emoções, memórias e sentimentos”, disse Hao Jin, PhD, co-primeiro autor do estudo publicado online hoje na Nature.

“Graças aos grandes avanços no rastreamento de circuitos e na tecnologia de célula única, agora sabemos que o cérebro faz muito mais do que isso. É monitorar o funcionamento de todos os sistemas do corpo.”

Pesquisas futuras podem identificar drogas que podem ter como alvo esse circuito cerebral recém-descoberto para ajudar a tratar uma vasta gama de distúrbios e doenças em que o sistema imunológico vai mal.

“Esta nova descoberta pode fornecer um local terapêutico empolgante para controlar a inflamação e a imunidade”, disse Charles S. Zuker, PhD, autor sênior do estudo, investigador principal do Instituto Zuckerman de Columbia e investigador do Howard Hughes Medical Institute.

Trabalhos recentes do laboratório Zuker e de outros grupos estão revelando a importância do eixo corpo-cérebro, uma via vital que transmite dados entre os órgãos e o cérebro.

Por exemplo, o Dr. Zuker e seus colegas descobriram que o açúcar e a gordura que entram no intestino usam o eixo corpo-cérebro para impulsionar o desejo e o forte apetite por alimentos açucarados e gordurosos.

“Encontramos todas essas maneiras pelas quais o corpo está informando o cérebro sobre o estado atual do corpo”, disse o co-primeiro autor Mengtong Li, PhD, pesquisador de pós-doutorado no laboratório Zuker. “Queríamos entender até onde ia o conhecimento e o controle do cérebro sobre a biologia do corpo.”

Os cientistas procuraram conexões que o cérebro poderia ter com inflamação e imunidade inata, o sistema de defesa compartilhado por todos os animais e o componente mais antigo do sistema imunológico.

Enquanto o sistema imunológico adaptativo se lembra de encontros anteriores com intrusos para ajudá-lo a resistir a eles se eles invadirem novamente, o sistema imunológico inato ataca qualquer coisa com características comuns de germes.

A relativa simplicidade da imunidade inata permite que ela responda a novos insultos mais rapidamente do que a imunidade adaptativa.

Estudos anteriores em humanos revelaram que estimular eletricamente o nervo vago – um feixe de milhares de fibras nervosas que ligam o cérebro e os órgãos internos do corpo – poderia reduzir a resposta ligada a uma molécula inflamatória específica.

No entanto, muito permaneceu desconhecido sobre a natureza desse sistema corpo-cérebro: por exemplo, a generalidade da modulação cerebral da imunidade e da resposta inflamatória, as linhas seletivas de comunicação entre o corpo e o cérebro, a lógica do circuito neural subjacente e a identidade dos componentes vagais e cerebrais que monitoram e regulam a inflamação.

Claro que isso vem da Biorressonância. Isso se faz de maneira muito mais sofisticada que muitos imaginam a nível atômico. Campos Magnéticos que se interagem, sinais que são codificados e viajam pela velocidade frequencial.

O laboratório Zuker se voltou para um composto bacteriano que desencadeia respostas imunes inatas. Os cientistas descobriram que dar essa molécula a camundongos ativou o núcleo caudal do trato solitário, ou cNST, que está escondido dentro do tronco cerebral. A TNc desempenha um papel importante no eixo corpo-cérebro e é o alvo primário do nervo vago.

Os cientistas mostraram que suprimir quimicamente o cNST resultou em uma resposta inflamatória fora de controle ao insulto imunológico: os níveis de moléculas pró-inflamatórias liberadas pelo sistema imunológico eram mais de três vezes maiores do que o normal, e os níveis de compostos imunológicos anti-inflamatórios eram cerca de três vezes menores do que o normal.

“Semelhante a um termostato, este circuito cerebral recém-descoberto ajuda a aumentar ou diminuir as respostas inflamatórias para manter o corpo respondendo de maneira saudável“, disse o Dr. Jin, que iniciou este estudo como pesquisador de pós-doutorado no laboratório do Dr. Zuker. O Dr. Jin agora é um investigador do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas.

“Em retrospectiva, faz sentido ter um árbitro mestre controlando essa resposta vital.”

Pesquisas anteriores de estimulação do nervo vago em humanos sugerem que as descobertas vão além de camundongos. A nova pesquisa também pode estar alinhada com milhares de anos de pensamento sobre a importância potencial da mente no corpo.

“Muitos efeitos psicossomáticos podem estar ligados a circuitos cerebrais dizendo algo ao seu corpo”, observou o Dr. Jin.

Os cientistas identificaram os grupos específicos de neurônios no nervo vago e no cNST que ajudam a detectar e controlar a atividade pró e anti-inflamatória.

“Isso abre uma nova janela sobre como o cérebro monitora e modula a fisiologia do corpo”, disse Zuker, professor de bioquímica, biofísica molecular e neurociência no Vagelos College of Physicians and Surgeons de Columbia.

Descobrir maneiras de controlar este circuito cerebral recém-descoberto pode levar a terapias novas para doenças autoimunes comuns, tais como artrite reumatoide, diabetes tipo I, esclerose múltipla, doenças neurodegenerativas, lúpus, doença inflamatória intestinal e doença de Crohn, bem como condições como a síndrome COVID longa, rejeição imunológica de órgãos transplantados, e as explosões potencialmente mortais conhecidas como tempestades de citocinas que as infecções COVID podem desencadear.

As doenças autoimunes podem afetar aproximadamente um em cada 10 indivíduos,  sugeriu um  estudo da Lancet de 2023  .

Só nos Estados Unidos, as doenças autoimunes podem custar à economia US$ 100 bilhões anuais, um valor que pode ser uma grande subestimação, de acordo com a Associação Autoimune.

Aproveitar a atividade deste circuito pode fazer a diferença em uma ampla gama de condições que afetam o sistema imunológico e ajudar a tratar estados inflamatórios desregulados em pessoas que sofrem de doenças e distúrbios imunológicos, disseram os Drs. Jin e Li.

Abstract: Um circuito corpo-cérebro que regula as respostas inflamatórias do corpo

O eixo corpo-cérebro está emergindo como um dos principais condutores da fisiologia do organismo. Detecta e controla a função do órgão, o metabolismo e o estado nutricional.

Aqui, mostramos que um insulto imunológico periférico ativa poderosamente o eixo corpo-cérebro para regular as respostas imunes.

Demonstramos que citocinas pró e anti-inflamatórias se comunicam com populações distintas de neurônios vagais para informar o cérebro de uma resposta inflamatória emergente. Por sua vez, o cérebro modula fortemente o curso da resposta imune periférica.

O silenciamento genético desse circuito corpo-cérebro produziu respostas inflamatórias desreguladas e fora de controle.

Por outro lado, ativar, em vez de silenciar, esse circuito proporciona um controle neural excepcional das respostas imunes.

Usamos o sequenciamento de RNA de célula única, combinado com imagens funcionais, para identificar os componentes do circuito desse eixo neuro-imune, e mostramos que sua manipulação seletiva pode efetivamente suprimir a resposta pró-inflamatória enquanto aumenta um estado anti-inflamatório.

A transformação evocada pelo cérebro do curso de uma resposta imune oferece novas possibilidades na modulação de uma ampla gama de distúrbios imunológicos, desde doenças autoimunes até tempestade de citocinas e choque.

Referência

Author: Ivan Amato
Source: Columbia University
Contact: Ivan Amato – Columbia University

Original Research: Closed access.
A body–brain circuit that regulates body inflammatory responses” by Hao Jin et al. Nature