Dieta cetogênica mostra-se promissora na melhoria de sintomas graves de doenças mentais

dietacetogenica-alzheimer-dr-jose-nasser-aquera

A dieta cetônica surge como um tratamento complementar promissor, melhorando os marcadores metabólicos e reduzindo os sintomas psiquiátricos em pessoas com doenças mentais graves.

Um estudo piloto descobriu um aliado improvável na luta contra doenças mentais graves.

A dieta cetogênica, há muito elogiada por seus benefícios na perda de peso, pode ser vital no combate aos sintomas físicos e psiquiátricos que assolam aqueles que vivem com esquizofrenia e transtorno bipolar.

Revertendo problemas metabólicos induzidos por antipsicóticos

Os medicamentos antipsicóticos podem causar efeitos colaterais metabólicos, como resistência à insulina e obesidade, fazendo com que muitos pacientes interrompam o tratamento.

No entanto, uma nova pesquisa da Universidade de Stanford sugere que a dieta cetogênica pode ser uma ajuda poderosa no tratamento de doenças mentais.

O estudo, publicado em Pesquisa Psiquiátrica, acompanharam 21 adultos com esquizofrenia ou transtorno bipolar que tomavam antipsicóticos e apresentavam anormalidades metabólicas. Os participantes seguiram uma dieta cetogênica de 10% de carboidratos, 30% de proteína e 60% de gordura.

Os pesquisadores acompanharam o progresso dos participantes medindo semanalmente os níveis de cetonas no sangue, o que indica se o corpo está queimando gordura como combustível.

Após quatro meses, nenhum preenchia os critérios para síndrome metabólica e eles haviam perdido em média 10% do peso corporal, relatando melhora na energia, no sono, no humor e na qualidade de vida.

Os participantes também mostraram melhorias significativas em marcadores como pressão arterial, índice de massa corporal (IMC), triglicerídeos e resistência à insulina.

“Estamos vendo grandes mudanças”, disse o Dr. Shebani Sethi, professor clínico de psiquiatria na Stanford Medicine e principal autor do estudo, em um comunicado à imprensa.

Apesar dos pacientes tomarem medicamentos antipsicóticos, os problemas de obesidade, síndrome metabólica e resistência à insulina ainda podem ser tratados e revertidos de forma eficaz.

“Acho que isso é muito encorajador para os pacientes”, observou ela.

Benefícios psiquiátricos significativos

Os participantes também mostraram benefícios psiquiátricos significativos. Em média, melhoraram 31 por cento numa escala de gravidade da doença mental avaliada por médicos, conhecida como escala de Impressões Clínicas Globais.

É uma medida de gravidade da doença mental de sete pontos, avaliada pelo médico, variando de 1 (normal) a 7 (extremamente grave).Na verdade, 75% do grupo demonstrou melhora clinicamente significativa.

A dieta cetogênica pode fornecer uma fonte alternativa de combustível para o cérebro, ajudando a melhorar o metabolismo cerebral e a reduzir os sintomas de doenças mentais, de acordo com a equipe de pesquisa.

A nutrição deve ser uma abordagem de primeira linha para lidar com sintomas cognitivos e de humor em geral, disse Nicole Laurent, conselheira de saúde mental licenciada especializada no uso de terapia cetogênica para tratar doenças mentais e problemas neurológicos (embora ela não estivesse envolvida neste estudo).

“Devíamos avaliar a dieta das pessoas para garantir que estão recebendo as coisas mais básicas de que seu cérebro precisa para funcionar bem antes de decidirmos que algo está errado”, acrescentou Laurent.

Por que a dieta afeta a saúde mental

A dieta pode impactar muito o humor e o bem-estar mental por vários motivos, disse Sanam Hafeez, neuropsicólogo da cidade de Nova York e diretor do Comprehend the Mind.

Uma dieta balanceada fornece ao cérebro vitaminas, minerais e nutrientes essenciais para um funcionamento ideal. Os tipos de alimentos que consumimos afetam os níveis de açúcar no sangue, e flutuações rápidas podem levar a alterações de humor e irritabilidade, disse Hafeez.

“Aderir a uma dieta equilibrada pode estabilizar os nossos níveis de açúcar no sangue, promovendo energia sustentada e um humor mais consistente”, acrescentou. Certos alimentos podem desencadear inflamação, contribuindo para transtornos de humor como depressão e ansiedade.

“Optar por uma dieta antiinflamatória, rica em alimentos integrais e gorduras saudáveis, pode ajudar a reduzir a inflamação e apoiar a saúde mental”, observou ela.

Alergias ou sensibilidades alimentares também podem causar distúrbios de humor. Identificar e evitar esses “alimentos desencadeantes” pode controlar eficazmente esses sintomas, disse a Sra. Hafeez.

É essencial estar atento ao consumo de cafeína e álcool, pois a ingestão excessiva pode perturbar os padrões de sono e exacerbar as flutuações de humor e a ansiedade.

Os possíveis mecanismos por trás dos benefícios da dieta para a saúde mental incluem a redução da inflamação, o impacto no metabolismo, o impacto no microbioma intestinal e o tratamento de deficiências nutricionais ligadas a mudanças no humor e na cognição, de acordo com Genna Hymowitz, psicóloga do Stony Brook Medicine Bariatric and Metabolic Weight Loss Center.

Evidências do efeito de dietas específicas no estado mental

É um desafio provar definitivamente que dietas específicas levam a mudanças na saúde mental, disse a Sra. Hymowit. No entanto, pesquisas sugeriram associações entre ingestão alimentar e saúde mental, observou ela.

Estudos relacionaram dietas ricas em frutas vegetais, peixe, e grãos inteiros para melhor saúde mental e diminuição da probabilidade de depressão. Da mesma forma, a dieta mediterrânica foi associado com melhorias nos sintomas de depressão e redução do risco.

A dieta cetogênica já foi recomendada para o tratamento da epilepsia grave, um distúrbio neurológico que causa convulsões, especialmente em crianças cujas convulsões não responderam à medicação, disse Hymowitz.

A Revisão de estudos de 2019 concluíram que a dieta cetogênica pode ser uma nova abordagem terapêutica para o tratamento da esquizofrenia, potencialmente restaurando o metabolismo energético cerebral.