Terapia de campo eletromagnético pulsado e luz pode aliviar a osteoartrite: estudo

terapia-biofotonica-dr-jose-nasser-1080x720

A terapia com campo eletromagnético pulsado (PEMF) mostra-se promissora na redução da dor e na melhora da qualidade de vida de pacientes com osteoartrite.

À medida que a população dos Estados Unidos envelhece, um aumento nas condições articulares agonizantes espreita no horizonte. A principal delas é a osteoartrite, uma doença debilitante causada pela quebra natural da cartilagem.

Mas uma nova pesquisa sugere que uma solução pode estar no poder dos campos magnéticos – uma terapia sem medicamentos que poderia oferecer alívio sem os riscos de analgésicos comuns.

Campos eletromagnéticos pulsados mostraram reduzir significativamente a dor

Uma revisão sistemática recente publicada no Journal of Clinical Medicine lança luz sobre o potencial da terapia de campo eletromagnético pulsado (PEMF), introduzida na prática clínica na década de 1970 com um dispositivo aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA para ajudar a acelerar a cicatrização de fraturas quebradas para aliviar os sintomas da osteoartrite (OA).

Para a nova revisão, os pesquisadores analisaram 17 ensaios clínicos randomizados e controlados envolvendo 1.197 pacientes com OA submetidos à terapia com PEMF. Eles avaliaram os dados para avaliar a efetividade do PEMF em diferentes áreas anatômicas, com foco nos níveis de redução da dor e na melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Os achados sugerem que a terapia com PEMF melhorou significativamente a redução da dor, avaliada por meio da Escala Analógica Visual (EVA) e dos escores do Western Ontario and McMaster Universities Osteoarthritis Index (WOMAC). Os escores da EVA diminuíram em 60% e os escores do WOMAC melhoraram em 42%.

A revisão também observou que os participantes reduziram o uso de medicamentos e melhoraram a função física.

Apesar desses resultados positivos, a revisão destacou a variabilidade na duração do tratamento e nos tipos de dispositivos de PEMF usados, com os autores do estudo pedindo mais investigação e padronização nessas áreas.

Como funciona a terapia magnética

A terapia PEMF ganhou popularidade por sua capacidade de aliviar a dor e apoiar a cura em várias condições, disse o Dr. Peter C. Lascarides, professor assistente de medicina física e reabilitação na Escola de Medicina Zucker em Hofstra/Northwell Health.

“É especialmente útil para pessoas com condições de dor crônica, como fibromialgia, conhecida por causar dor generalizada e fadiga, e osteoartrite, que envolve dor e inflamação significativas nas articulações”, disse ele.

Além de acelerar a cicatrização de ossos quebrados, há evidências de que a terapia com PEMF ajuda a melhorar a função física e diminuir a rigidez, acrescentou o Dr. Lascarides.

Atualmente, o PEMF também é usado para estimular o corpo de maneiras que ajudam no alívio da dor e na regeneração dos tecidos. Essa terapia baseada em eletromagnetismo já é comumente usada para fraturas ósseas que não cicatrizam dentro de três a seis meses.

Os pacientes recebem um pequeno gerador de pulsos alimentado por bateria conectado a uma bobina colocada ao lado da lesão por oito a 10 horas por dia. Alternativamente, um estimulador elétrico pode ser implantado perto da ruptura. De qualquer forma, o dispositivo PEMF gera um campo magnético que induz o fluxo de correntes nos tecidos próximos.

“Ao usar campos eletromagnéticos, a terapia PEMF estimula os próprios mecanismos de cura do corpo”, disse o Dr. Lascarides, “o que incentiva a ‘auto-reparação’ que pode levar a melhorias marcantes no conforto e mobilidade”.

PEMF considerado seguro com efeitos colaterais mínimos

Em geral, a terapia com PEMF é considerada um tratamento seguro com efeitos colaterais significativos mínimos.

A maioria das pessoas não experimenta problemas durante a terapia, embora algumas possam sentir um leve e breve desconforto no ponto de aplicação, disse o Dr. Lascarrides. No entanto, pessoas com implantes eletrônicos, como marca-passos, devem evitar a terapia com PEMF para evitar possíveis interferências em seus dispositivos, observou ele.

Devido à pesquisa limitada sobre o impacto da terapia PEMF em mulheres grávidas, eles devem renunciar a este tratamento como uma precaução de segurança, o Dr. Lascarides acrescentou.

A investigação existente nesta área suscita algumas preocupações. Um pequeno estudo de 2019 publicado na Environmental Health descobriu que a exposição pré-natal a um campo magnético extremamente baixo teve efeitos adversos mensuráveis em bebês do sexo feminino, mas não em homens.

Os efeitos incluíram menores circunferências da cabeça, do braço e do abdômen, sugerindo redução do crescimento fetal.

Alívio da dor sem os riscos associados aos AINEs

A pesquisa atual sobre a terapia PEMF é “encorajadora”, sugerindo que pode ser um método eficaz e não invasivo para controlar a dor e ajudar na cicatrização sem depender de medicamentos ou cirurgia.

Isso é significativo, pois os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) vêm com uma ampla gama de efeitos colaterais, incluindo aumento do risco de sangramento gastrointestinal, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

O uso crônico de AINEs também tem sido associado a um risco elevado de úlceras pépticas e insuficiência renal aguda.

O Dr. Lascarides disse que é promissor considerar oferecer aos pacientes uma opção de tratamento que alivie o desconforto e melhore sua qualidade de vida sem os riscos e efeitos colaterais usuais dos tratamentos tradicionais de dor baseados em produtos farmacêuticos. No entanto, ainda há muito a aprender sobre a terapia PEMF.

“Estudos em andamento e adicionais são cruciais para entender melhor como a terapia PEMF pode ser melhor aplicada, quem se beneficia mais dela e como ela pode ser integrada a estratégias de cuidado mais abrangentes para otimizar suas vantagens para aqueles que buscam alívio”, acrescentou.

O que é terapia com luz vermelha e infravermelha?

A luz vermelha e a terapia infravermelha são diferentes e muitas vezes confusas.

A luz infravermelha representa parte do espectro eletromagnético que não é visível ao olho humano. Tem comprimentos de onda ligeiramente mais longos do que a luz vermelha visível e pode penetrar mais profundamente no corpo.

A terapia com luz vermelha usa luz no espectro visível que tem comprimentos de onda ligeiramente mais curtos. A terapia com luz vermelha penetra apenas superficialmente e é usada principalmente para condições de pele e crescimento do cabelo.

O infravermelho é frequentemente dividido em três regiões espectrais — infravermelho próximo, médio e distante. Cada um tem um comprimento de onda diferente e tem suas próprias aplicações clínicas.

O Spavitatech precursor desta tecnologia no Brasil, seu  CEO, Cláudio Salgado, passou os últimos 20 anos desenvolvendo a tecnologia de luz laser, e seu atual laser terapêutico de alta potência está agora em sua última  geração.

“Existem categorias de luz infravermelha, e todas elas funcionam de forma diferente. Eles podem ter o mesmo nível celular em alguns aspectos, em que a luz infravermelha nessas áreas estimulará as mitocôndrias, mas todos eles são absorvidos de forma diferente pelos tecidos”, disse ele.

“Por isso, alguns são mais eficazes do que outros. A diferença é como trata o corpo, o que é importante.”

Como a Luz Funciona na Cura

Vários estudos sobre fotobiomodulação discutem como a luz afeta nossa fisiologia.

A luz provoca uma resposta curativa no organismo através da sua absorção por cromóforos nas mitocôndrias das nossas células, que aceleram a produção de ATP.

Uma das várias funções do ATP é ajudar a apoiar a cura no corpo. Qualquer diminuição na disponibilidade de ATP afeta negativamente todos os aspectos do processo de cicatrização, de acordo com um estudo publicado em 2022 intitulado “Entrega de ATP intracelular causa regeneração rápida do tecido via upregulation de citocinas, quimiocinas e células-tronco”.

luz-biofotonica-dr-jose-nasser-aquera

Uma avaliação A análise dos efeitos da fototerapia na cicatrização de feridas em pacientes diabéticos explica que a luz laser é absorvida por cromóforos na célula – mitocôndrias no caso da luz vermelha visível – o que leva a um aumento no trifosfato de adenosina, espécies reativas de oxigênio, óxido nítrico e cálcio intracelular.

Esses aumentos resultam em aumento da sobrevivência celular e cicatrização de feridas. Outra revisão Discutindo os mecanismos envolvidos na fotobiomodulação explica que “a primeira lei da fotobiologia afirma que os fótons de luz devem ser absorvidos por alguma molécula (chamada cromóforo) localizada dentro do tecido para ter um efeito biológico”.

Um dos principais cromóforos responsáveis pelos efeitos benéficos da PBM está localizado no interior da mitocôndria.

plrsystem-dr-jose-nasser-aquera
PRL System Frequências de ressonância protônica por infravermelho e campo eletromagnético.

Uma alternativa futura aos medicamentos para dor

Em 2022, uma pesquisa com dois mil adultos revelou que 1 em cada 3 americanos toma medicamentos para dor de venda livre todos os dias, e 12% relataram tomar medicamentos para dor “algumas vezes ao dia”. Mas os entrevistados pareciam mais interessados em evitar a dor do que se livrar dela, com 57% dizendo preferir uma abordagem preventiva e 15% dizendo que reagiram à dor depois que ela já havia começado.

Com o uso de analgésicos atingindo proporções epidêmicas, a terapia com luz vermelha e infravermelha é uma alternativa segura e de risco mínimo.

Para quem luta com desafios de saúde e procura uma solução mais natural que seja de baixo risco, a terapia com luz infravermelha pode ser uma ótima opção. Apenas certifique-se de encontrar um especialista que pode ajudá-lo a encontrar o tipo, frequência e intensidade certos para sua condição específica.

Para maiores informações visite nosso site: www.aquera.org e www.spavitatech.com e conheça os benefícios do PLR SYSTEM(Proton Light Ressonance).